sábado, 13 de dezembro de 2014

Fender Road Worn '60s Jazzmaster

Você já conhece a série Road Worn da Fender? Pois bem... Sim, são aquelas guitarras e baixos que você jura que têm décadas, mas na verdade são novinhos em folha. Para resgatar o sentimento de afeição que um dono tem por seu instrumento após décadas de uso, quando todos os riscos, batidas e amassados fazem parte da história, a Fender propõe a série Road Worn. Você pode ter uma guitarra que carrega consigo as marcas do tempo sem que você tenha que ter passado anos na estrada com ela. Afinal, nem todo mundo escolheu ter uma vida de guitarrista itinerante, mas nem por isso a vontade de ter uma guita marcada pelo tempo deixa de ser um atrativo! Vamos falar um pouco sobre a Road Worn 60’s Jazzmaster.


Nos últimos anos, talvez um pouco mais de uma década, as guitarras vintage deram um boost de popularidade ainda maior. Desde músicos das antigas até a garotada que está começando, muita gente aparece tocando modelos como as Fender Mustang, Jaguar e Jazzmaster.
Pode-se dizer que a Jazzmaster é uma “irmã” da Jaguar. O formato do corpo é o mesmo e alguns detalhes diferenciam uma da outra. A versão Road Worn da Jazzmaster vem atualmente na cor sunburst, tonalidade que prevalece na maior parte das guitarras da série, assim como a Stratocaster e a Telecaster, ambas maravilhosas.


Como o próprio nome já diz, a Road Worn não se propõe a criar grandes inovações. Se a ideia é que ela pareça ter 30 anos de estrada, então o certo é que essa guitarra seja bastante tradicional, como os entusiastas querem. Como você pode ver pelo headstock, a logo da Fender é a mais vintage possível, com o visual macarroni seguido de descrições à moda antiga sobre o tremolo e um toque rococó para acompanhar. O corpo double-cut vem em alder, o braço, em formato C-shape, em maple, e a trasteira, com 21 trastes vintage-style, em rosewood. As marcações são bolinha e o tensor é standard com abertura pelo headstock (o que não é TÃO antigo assim, já que as primeiras guitarras com tensor eram reguladas por baixo na parte inferior do braço, perto do corpo).


A Road Worn ‘60s Jazzmaster vem com a configuração de captadores SS (dois single coils). Tanto na posição do braço como na posição da ponte, temos os American Vintage ’65 Jazzmaster single-coils. O visual desse cap é uma mescla de humbucker com single, já que sua largura é bem maior, mas podemos ver pela fileira única de ímãs que de fato é um single. Muita gente preza esse detalhe aparentemente pequeno, mas isso é compreensível, afinal o visual de uma guitarra também é muito importante! Temos dois knobs, um de volume e um de tonalidade, além da chave tradicional de três posições para selecionar cada um dos captadores isoladamente ou juntos. A ponte e a alavanca também são tradicionais das Jazzmaster e Jaguar, mas as ferragens, como não poderia deixar de ser, vêm envelhecidas e enferrujadas. Esta é uma série Made in Mexico, com um preço bastante aceitável e uma qualidade muito acima da média. Gig bag acompanha.


Curtiu? Venha tomar um café e tocar com a gente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário