sábado, 6 de dezembro de 2014

Fender Telecaster Cabronita Thinline

Esta semana vou falar de uma das minhas guitarras preferidas, a Fender Telecaster Cabronita. Lembro quando vi um dos modelos pela primeira vez. Foi amor à primeira vista, eu sabia que tinha de ter uma. Lembro também de mostrar a um amigo e ouvir a seguinte frase: “Nossa, que Frankenstein, que coisa mais horrível”. Assim como a maioria das guitarras “modificadas”, a Cabronita teve uma resistência inicial por parte do público, mas logo essa resistência cedeu e vários grandes nomes começaram a usá-la em shows. Em pouco tempo a Cabronita ganhou fãs, merecidamente!


A Cabronita originalmente é uma guitarra solid body, mas logo a Fender lançou a versão thinline (semi-semi-acústica), que também fez um grande sucesso. E é esse o modelo desta semana. A Cabronita Thinline vem em três cores: 2-color Sunburst, Shoreline Gold e White Blonde (aquele branco já envelhecido, tendendo para o creme). Nos dois primeiros modelos, a madeira do corpo é alder, na Blonde, ash. O braço é o C-shaped, em maple, e com um acabamento em uretano.


A trasteira da Cabronita Thinline é em maple e com um ângulo de 9.5”. Vinte e dois trastes medium jumbo com marcações bolinha, tradicionais das Teles e Stratos, completam o setup do braço. O headstock, como não poderia deixar de ser, vem com a logo Fender Macarroni, bem vintage, diferentemente da logo mais moderna, aquela mais popular nos anos 80 e que ainda é usada em várias guitarras até hoje. Como a Cabronita é um modelo bastante old-school, a logo tem de acompanhar a proposta.


Agora vamos para a parte elétrica e afins! Os captadores desta guitarra única são os também únicos Fideli’Tron, popularizados principalmente em algumas guitarras Gretsch e também usados na Fender Coronado. Pode-se dizer que eles são uma mescla de humbuckers com singles, dependendo de como você faz seu setup. Uma coisa que eu percebi ao usar a Thinline, foi que o output do pedal de compressão funciona com os Fideli’Tron da mesma forma com que funciona com captadores single, ou seja, o tipo de intensidade ao acionar o pedal é de um boost enorme, diferentemente do que acontece com os humbuckers, que já tem um output bastante alto. Já que temos aqui dois caps, a chave seletora da Cabronita é a tradicional de três posições, assim como uma Les Paul, por exemplo. Temos um único knob de volume e nenhum de tonalidade. Se você quiser ajustar a tonalidade vá direto para o amp ou para algum pedal equalizador. Mas pode ficar tranqüilo que a Cabronita é bastante equilibrada.


É isso aí! Bom fim de semana e venha nos visitar sempre que quiser!




Nenhum comentário:

Postar um comentário