sábado, 9 de maio de 2015

Epiphone Blueshawk Deluxe

Já que semana passada falei da Fender American Vintage ’52 Telecaster, uma das guitarras mais clássicas de todos os tempos, esta semana, para contrastar, falarei de um lançamento da Epiphone para 2015, a Blueshawk Deluxe. Quem acompanha a história do Gibson e da Epiphone já deve ter visto uma guitarra semelhante a esta, a Nighthawk, uma espécie de Les Paul “modernizada”, com curvas mais acentuadas, captadores levemente angulados e uma estética compatível com o final dos anos 80 e começo dos 90. A Blueshawk também já esteve no mercado um pouco mais de duas décadas atrás, mas agora volta na edição Deluxe, com vários detalhes inovadores.


A Epiphone Blueshawk Deluxe conta com um corpo em mahogany e um top em maple, reto (flat) na parte da frente, mas abaloado na parte de trás, para se encaixar melhor no corpo do guitarrista e ter um melhor equilíbrio quando o instrumentista tocar em pé. Este modelo conta ainda com dois f-holes, indispensáveis em guitarras semi-acústicas. O braço, também em mahogany, é em formato “D”, mais robusto que o tradicional “C”, mas não tão espesso quanto o formato “U”, que vem em guitarras como a Telecaster Antigua. A trasteira é em rosewood, com 22 trastes medium jumbo e marcações pearloid em formato “diamante”. Tanto o corpo quanto o braço contam com frisos na cor creme.


Na parte elétrica, a Blueshawk Deluxe conta com dois captadores single P-90, mais especificamente um P-90R Pro Single Coil na posição do braço e um P-90T Pro Single Coil na posição da ponte. Para a redução de ruído quando cada captador é usado isoladamente, dentro do corpo da Blueshawk, entre os captadores, há um “dummy” (uma bobina inativa), facilitando a vida do guitarrista, principalmente quando algum pedal de distorção está ligado. A chave de três posições tem as funções tradicionais, porém este é o modelo “slide”, aquela chave que “desliza” de posição para posição, uma proposta mais vintage. Estes captadores são baseados nos single coils clássicos da Gibson dos anos 50 e 60, com as mesmas dimensões e ímãs Elektrisola Alnico V.


Em termos de timbre, a Blueshawk oferece um grande diferencial que proporciona muitas possibilidades. É o Rotary VariTone, um knob de seis posições que, em cada posição, aplica um redução em frequências específicas para uma maior adaptabilidade do timbre da guitarra dependendo do que é desejado quando a guitarra dialoga com outros instrumentos e precisa se destacar. Na posição 1, o filtro é desligado, e a partir da posição 2 até a 6, as frequências escolhidas variam gradualmente das mais altas para as mais baixas. Os knobs são de volume e tonalidade, contando ainda com um sistema Push/Pull que aplica um bypass no sistema VariTone, não deixando nenhum rastro de interferência que possa restar.

Para finalizar, a Blueshawk conta com uma ponte flat em nickel, cordas thru-body (colocadas pela parte de trás da guitarra) para um maior sustain, e tarraxas Epiphone Deluxe. O hard case não está incluído, mas pode ser comprado separadamente. 


Curtiram? Venham visitar a Garagem e tomar um café com a gente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário