terça-feira, 26 de maio de 2015

A peça mais importante da bateria

Olá pessoal, leitores e leitoras do Blog da Garagem !

Gostaria de iniciar esta série de colunas perguntando a vocês, qual a peça mais importante que vocês devem considerar em um kit de bateria? Sei que muitos vão pensar: a caixa ou os pratos. Mas estão errados! Apesar de todos nós adorarmos um belo som de caixa, um mágico som de prato de condução e por aí vai, a peça mais importante a hora de comprar é o ... BANQUINHO !!! Sim, o banquinho é a peça número um a ser considerada! "Joel, você está ficando louco? Acabei de comprar uma bateria de 12 mil reais e você vem falar no banquinho?"

Sim! Vamos pensar. Se você possuir uma caixa mediana ou menos, com um som que não te agrade em nada, isto lhe causará algum problema de saúde ? Não. Se você possuir pratos que mais parecem tampas de latas, o que mais trarará de problemas além da vontade de jogá-los pela janela ? Agora, se você tiver o hábito de usar aquele banco de cozinha, uma cadeira velha da sala ou comprou aquele banquinho de "cemzão" só porque o vendedor falou que servia para começar, pode saber que em pelo menos três meses você vai começar a sentir algum desconforto nas costas e se insistir no banquinho ruim, pode ter certeza que as dores vão chegar.

Exemplo de bancos "péssima compra" :





O banquinho é de fato seu ponto de equilíbrio no kit. É nele que você estar sentado por horas e horas fazendo algo que você ama, que é tocar bateria. Você precisa estar, no mínimo, bem confortável.
Tenho visto muitos bateristas, profissionais ou não, que usam banquinhos medíocres, sem o menor conforto ou que ofereçam uma boa estabilidade na hora de tocar. Daí claro, já chegam reclamando de dor na bunda ou nas costas. É muito mais barato você investir em um banco decente do que em fisioterapia ou mesmo alguma medicação caso a coisa se torne complicada. Ao chegar em uma loja para comprar um banco, faça como se fosse comprar um colchão: experimente!
Sente nos bancos disponíveis, de preferência como se fosse tocar em uma das baterias da loja.

Repare na regulagem. Existem tipos diferentes, como hidráulicos, de rosca, de memória e parafuso (este último acho o mais barato e pior). Alguns têm regulagens incríveis, como amortecedores, como este da foto abaixo.


Tudo depende realmente de seu peso e como sua anatomia responde à do banco. Quanto a assentos, existem vários tipos também. Redondos, anatômicos, formato de selim, com recorte, com espessura dobrada e até quadrados!  Também existem aqueles com encosto, que ajudam muito na postura, mas que são um pouco chatos de carregar e custam bem mais. Repare nas fotos dos diversos tipos de bancos.







Normalmente escolho bancos que possuem três pés, mas existem de quatro pés também.



Confesso que nunca usei e acho que três pés asseguram bem a estabilidade. Confira o tipo de pezinhos. Sugiro os mais emborrachados e resistentes. Não esqueça: você depende deles para uma boa estabilidade. Repare também se o banco não apresenta nenhum jogo entre as travas ou memórias ou mesmo entre o encaixe do assento e o pino da ferragem. O que vale mesmo é você poder se sentar nele na hora da compra! Até a década de 60 eram comum os famosos "canister drum stools", fixos, sem mobilidade, que pareciam um cano de madeira com um assento em cima. Isto era assim porque até a década de 40 se carregavam algumas peças dentro do "drum stool".



Mas hoje você pode e deve se beneficiar de toda tecnologia e usar bancos que possam assegurar seu movimento no kit de forma segura. Na década de 30 é que apareceram os primeiros bancos anatômicos, mas de madeira, como o que usava Gene Krupa. Particularmente gosto dos bancos com selim estilo motocicleta e os redondos com espessura dobrada e maior tamanho, mas vai de cada baterista. Já usei certa vez um modelo com assento estilo selim de bicicleta e para mim não funcionou. Depois de duas horas de show eu estava "amortecido" (risos). Os hidráulicos são bacanas porque ficam em qualquer altura e são rápidos para regular. Só necessitam de cuidado para transportar, para não bater e assim vazar o gás (o qual pode ser recarregado).

Então, meus amigos(as) bateras, pensem bem quando forem comprar seu instrumento ou acessórios.
Não deixem de lado um bom banco só porque já gastaram muito com a bateria ou pratos.

Não tenha vergonha de, ao estar na loja, pedir para ver, testar e sentar nos modelos disponíveis e assim garantir que a peça mais importante da bateria seja aquela que se encaixa (literalmente) de modo perfeito com você!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário