sábado, 6 de junho de 2015

Fender Jim Adkins JA-90 Telecaster

Seguindo o astral da minha última coluna, na qual falei sobre a signature Richie Kotzen, esta semana vou falar de um modelo signature também. Desta vez é a do vocalista e guitarrista da banda Jimmy Eat World, Jim Adkins. Você pode não ter ouvido falar muito dele, mas não importa. O que realmente importa aqui é que esta Telecaster é uma história à parte e um modelo mais do que especial, que merece ser visto de perto. Só batendo o olho já dá pra perceber que estamos falando de uma Tele totalmente modificada e adaptada para ser um instrumento excepcional e único. Vamos lá então!


Diferentemente de outros casos, onde a marca de guitarras vai atrás do artista de sucesso, a parceria entre Jim Adkins e a Fender começou com a procura dele pela marca. Jim tinha modificado suas próprias Teles e propôs à Fender fazer um modelo baseado nessas guitarras e que fosse bastante atraente para amantes de guitarras diferenciadas.

A Telecaster Jim Adkins possui um corpo hollow-body em ash e um braço em mahogany. Detalhe importante – e que você pode em fotos abaixo –, é que o braço é colado no corpo, o que é fora dos padrões das Telecasters e da Fender em geral, onde os instrumentos têm os braços aparafusados. O formato do braço é o chamado “C modern”, baseado no tradicional “C”, porém um pouco mais fino, para uma mobilidade mais fácil ao longo das oitavas. A trasteira é em rosewood com 22 trastes medium jumbo e marcações dot, uma das poucas características tradicionais de uma Fender.


Na parte elétrica, a Jim Adkins conta com dois captadores single-coil Seymour Duncan P-90, mas cada um com uma característica. O da posição do braço é um SP90-1 Vintage, feito com as bobinas mais curtas e largas, proporcionando um nível de saída mais potente e a região de frequências médias mais acentuadas do que captadores single-coil tradicionais de Telecasters e Stratocasters. Na posição da ponte, um SP90-3B Vintage, feito com ímãs de cerâmica, com um output alto, mais ataque e compressão natural do que os P-90 tradicionais que você encontra nas próprias guitarras da Fender.


Na parte de controles e ferragens, pode-se dizer que a Telecaster Jim Adkins é praticamente uma Les Paul. Os quatro knobs têm a configuração de dois knobs de volume e dois de tonalidade, cada um para cada captador. A chave é de três posições, assim como as Les Paul também. As ferragens, cromadas, contam com uma ponte Adjusto-Matic, com o visual idêntico aos mais tradicionais modelos da Gibson. Como você pode ver pelas fotos abaixo, esta Tele é inteira pintada, inclusive o headstock, diferentemente da maioria das Fenders, em que o braço e o headstock são frequentemente na cor original da madeira, às vezes com um verniz por cima ou apenas um selador. O case da Jim Adkins não está incluído, mas pode ser comprado separadamente.


Bom fim de semana a todos! Esperamos vocês aqui na Garagem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário