sábado, 27 de junho de 2015

PRS S2 Standard 24 Bird Inlays

Talvez seja impressão minha, mas as guitarras PRS, por algum motivo, não são uma unanimidade em termos de popularidade em comparação às Fender e Gibson. Mas quem conhece sabe que a marca é impecável nos instrumentos que fabrica. Ao mesmo tempo em que você encontra aquelas pessoas fissuradas em PRS, que encaram a marca como algo especial, diferenciado, tem também aqueles que de alguma forma sentem que as PRS são guitarras “quase-Gibson”, porém nunca chegando a ter aquela pegada e visual mais rock ‘n’ roll que as Les Pauls, as SGs e as Firebirds têm. Claro que isso é só opinião. Mas mesmo assim não é tão comum você ver PRSs nas mãos de tantos artistas assim. Alguns que me vêm à cabeça são o eterno PRS-crazy Carlos Santana, a ex-guitarrista do Michael Jackson e do Alice Cooper, Orianthi (que conseguiu seu endorsment da marca pelo Santana), a guitarrista do Prince, Donna Grantis, e o vocalista do Nickelback, Chad Kroeger. Só por aí (independente do que falam), você já pode sentir a versatilidade das PRS.


A linha S2 Standard 24 é o que a PRS chama de “um clássico reimaginado”. Isso porque as PRS Standard foram originalmente introduzidas no mercado em 1987. Esta nova edição procura se basear nas originais da década de 80, porém com uma pegada mais versátil, oferecendo uma guitarra que nas próprias palavras de seus fabricantes, “serve tanto para quem quer tocar direto plugado no amplificador, como para quem gosta de uma tonelada de efeitos”. Com um corpo double cutaway em mahogany maciço, a S2 Standard 24 oferece ressonância e vibração sonoras de alta qualidade, assim como um sustain inigualável. O braço, colado, também em mahogany, faz com que esta guitarra seja feita inteiramente de uma madeira que provoca tonalidades quentes, suaves e sem aquela agressividade indesejada, típica de algumas madeiras que valorizam frequências médias de forma exagerada.

A trasteira, em rosewood, vem com 24 trastes medium jumbo, como é a proposta desta linha, que já define esta característica no seu título. A escala tem 25” e as marcações são as tradicionais “Bird” da PRS. Vale lembrar que a marca oferece uma versão da S2 Standard com marcações dot (bolinha), a um preço reduzido.



Na parte elétrica, a S2 Standard  vem com dois humbuckers dignos de uma grande guitarra. Na posição do braço, um S2 HFS Vintage Bass, e na posição da ponte, um S2 HFS Treble. Como os nomes já dizem, estes captadores têm a mesma “origem” de proposta, mas são claramente feitos cada um para sua posição: um valorizando os graves e o peso necessários para situações de menos ataque, e outro valorizando os médios e agudos para poder tocar com agressividade e qualidade juntas. A PRS fez questão de manter estes humbuckers aparafusados no escudo, diferentemente de outros modelos, onde os captadores são aparafusados no corpo. Segundo os técnicos, apesar das variações, a S2 Standard tem de manter o máximo de características tradicionais da guitarra na qual foi baseada. Temos dois knobs, um de master volume e um de tone control, ou seja, ambos controlam os dois captadores. A chave seletora é a tradicional de três posições.


As ferragens são cromadas e de uma qualidade digna de uma guitarra Made in USA. A S2 Standard conta com um tremolo/vibrato original da PRS, tarraxas PRS S2 Locking (com trava) para um controle de afinação o mais preciso possível. Esta é uma guitarra versátil também nas suas opções de cores, que são muitas: Antique White, Vintage Cherry, McCarty Tobacco Sunburst, Black, Sienna, Vintage Mahogany e a mais-do-que-vintage Seafoam Green. A S2 Standard vem com seu próprio gig bag, mas um hard case pode ser comprado separadamente.


E é isso esta semana, pessoal! Venham visitar a Garagem sempre que quiserem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário