sábado, 4 de julho de 2015

Epiphone Riviera Custom P93 Red Royale

Quando se fala em guitarras Epiphone, há que se prestar bem atenção a quais Epiphones as pessoas estão se referindo. Por um lado, há as tradicionais Les Pauls, SGs, Firebirds e demais semelhantes às Gibson, que são consideradas uma versão mais barata e simplificada da marca. Você encontra, nesse quesito, guitarras que podem começar custando pouco mais de US$100 (nos EUA), até modelos de custo médio. Mas quando se fala em guitarras Epiphone semiacústicas, o capítulo é outro. A marca é tradicional em fabricar modelos clássicos que foram usados por grandes nomes da música, como John Lennon e Noel Gallagher (apenas para citar dois). O approach da marca em relação a essas guitarras é muito mais caprichado, com detalhes clássicos que fizeram história ao longo do tempo. Esse é o caso da Riviera Custom P93.


A Epiphone Riviera Custom P93 foi baseada em um dos maiores clássicos da Epiphone, a Riviera, que começou a ser produzida no começo dos anos 60. Ao longo do tempo, a Riviera foi uma das guitarras preferidas de grandes nomes da música, desde músicos mais tradicionais até aqueles que fazem um som totalmente alternativo. A Riviera foi produzida em diferentes versões: com e sem Bigsby, com captadores humbucker, mini-humbucker e os clássicos P90. A Riviera Custom P93 foi feita com algumas modificações para valorizar ainda mais o modelo, e está se tornando um clássico por si só.

O corpo da Custom P93 é feito em maple laminado com um bloco central de mahogany, para maior ressonância e vibração, valorizando uma excelente tonalidade e um ótimo sustain e evitando que os f-holes, sozinhos, façam com que o som se torne pouco firme. O braço, em mahogany, tem uma escala de 24.75” com um formato D Slim Taper, ou seja, em um shape “gordo” porém levemente diminuído para agradar desde os músicos mais tradicionais aos mais modernos. A trasteira, em rosewood, conta com 22 trastes medium jumbo e marcações pearloid “parallelogram”, como você pode ver pelas fotos abaixo.


Na parte elétrica, a Riviera Custom P93 vem com três Epiphone Dogear Classic P90, feitos com Alnico V. A gama de possibilidades em termos de timbres é extensa. Os quatro knobs funcionam de uma maneira diferente nesta guitarra. Temos três controles de volume – um para cada captador – e um controle de tonalidade – para todos eles ao mesmo tempo. A chave de três posições é a tradicional, mas aqui o resultado é outro: na posição do meio, todos os captadores são acionados, o que faz com que você possa mesclar quanto quer de cada um através dos controles de volume individuais. Muito bom!


As ferragens são cromadas nesta versão (há versões em que as ferragens são douradas). A Custom P93 conta com um tremolo Bigsby B70, uma ponte Tune-o-matic e tarraxas Wilkinson de alta precisão. No headstock, o símbolo vintage da Epiphone e na placa que cobre o tensor,  a logo tradicional “E” que você encontra em guitarras mais clássicas da marca. A Riviera Custom P93 é fabricada na China, mas o que uma vez já quis dizer falta de qualidade, hoje não tem mais esse significado. Até mesmo a Fender tem linhas especiais fabricadas na China, como a Coronado e a Starcaster. O hard case da Custom P93 não está incluído, mas pode ser adquirido separadamente.


E por hoje é isso! Aproveitem o fim de semana e se segurem: semana que vem temos algumas surpresas para vocês!




Nenhum comentário:

Postar um comentário