terça-feira, 9 de junho de 2015

A segunda peça mais importante da bateria

Olá pessoal ! Vamos para mais uma matéria aqui no Blog da Garagem !

Vamos tratar de falar um pouco sobre a segunda peça mais importante da bateria. "Ahhh Joel, agora sim, né? Vamos falar dos pratos, da caixa?..." Respondo: não !!!
A segunda peça mais importante da bateria, na realidade está fora da bateria, porém muito ligada a você, baterista. Sabe qual? AS BAQUETAS! Sim, meu caro batera, as baquetas! Lá vem de novo aquele ou aquela que quis economizar e comprou 10 pares sem marca, por "deizão" cada par, num oferta na loja (geralmente ficam num baldão no balcão!). Péssima, péssima ideia !
A baqueta está diretamente conectada à sua mão. É ela que vai receber e transmitir toda a energia gerada no impacto no tambor ou pratos. Você já deve ter visto aqueles vídeos em super-slow motion mostrando como reagem peles e pratos ao impacto do toque de um baterista, certo?
Então, a mesma energia se transfere para as suas mãos. Pense nisto! Justamente por isto é que um bom par de baquetas vai assegurar uma resposta adequada.
Mas como comprar um par de baquetas de qualidade? Bem, existem diversas marcas no mercado hoje em dia. Nacionais e importadas. Pessoalmente uso desde 1994 a marca Vic Firth, mas você pode escolher marcas e modelos que lhe agradem. Não pense apenas no bolso e sim na qualidade de resposta da baqueta, que vai influenciar diretamente na sua técnica. Quando visitar uma loja para comprar novas baquetas, peça para testar o par rolando-as em uma superfície lisa e reta. Repare se, ao rolar, elas mostram algum problema na estabilidade.


Por exemplo, se uma delas ou ambas estiverem empenadas, vão rolar "como uma banana", tortas. Você vai reparar.

Este é um teste inicial. Depois, você pode observar se existem muitas ranhuras ou algum tipo de pequena ferpa no corpo da baqueta. Estes podem ser pontos de fragilidade e na primeira virada você pode acabar quebrando. 




A seguir, coloque as baquetas de pé, juntas, para ver se estão alinhadas em tamanho e corte do pescoço (shape).


Se estiver tudo certo, parta para o teste final : peça ao lojista um pad de estudo e toque um pouco no pad. Alguns toques simples e duplos são suficientes para você sentir a pegada das baquetas. Você também pode tentar sentir o peso de cada uma delas. Já é um pouco mais difícil, mas se forem muito diferentes, você vai perceber e deixar de lado. Como na matéria passada, sugiro não economizar nas escolha das baquetas, porque sim, baquetas ruins ou muito ruins, vão afetar seu "play"!

As boas marcas tratam as baquetas de modo altamente tecnólogico na hora da fabricação. Medem a resposta de cada baqueta, peso, shape, ângulos etc. Existem vários víideos na web onde você pode perceber este processo. Particularmente indico baquetas de madeira chamada Hickory, mas existem outras diversas madeiras, bem como modelos. Mas para este assunto em especial, vamos aguardar uma nova matéria bem interessante ! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário