quarta-feira, 12 de março de 2014

Danelectro DC-59



Como poderíamos deixar de falar sobre uma Danelectro na Danelectro Week da Garagem Instrumentos Musicais? Impossível. E quase impossível também foi escolher qual modelo para a coluna, uma vez que cada “Dano” tem sua magia, seu estilo e suas peculiaridades. Dá vontade de falar de todas! Mas, como uma tem de ser escolhida, resolvi que a da vez seria uma mescla da mais tradicional com uma versão especial.

A Danelectro DC-59 é conhecida principalmente por causa de Jimmy Page, que a escolheu para tocar Kashmir, mas outros grandes nomes da música já foram vistos com ela na mão: Jeff Beck, Jimi Hendrix, Derek Trucks, Syd Barrett, e por aí vai. Mas a edição que escolhemos pra você conhecer melhor é especial, em branco e dourado, diferente da preta com branco, mais popular pelo mundo. Confira nossa amiga abaixo.



Muitos guitarristas têm preconceito com as Danelectro, pois inicialmente eram vendidas em lojas de departamento, como a Sears, por exemplo. Eram guitarras extremamente baratas e não tinham a intenção de competir com grandes marcas. Mas o timbre único, o visual inigualável juntamente com os captadores lipstick chamaram a atenção de grandes músicos, e a ’59 foi tomando corpo e fazendo nome.


Este modelo do qual estamos falando é praticamente idêntico ao primeiro lançado pela fábrica, ou seja, a ponte é de madeira (o que torna impossível a regulagem das oitavas) e o tirante é regulado pela parte de baixo do braço, não perto do headstock, o que também dificulta a regulagem, pois o braço tem de ser removido para que a regulagem seja feita. Mas... Muito mudou desde então, e hoje a DC-59 tem sua versão Jimmy Page Reissue, que a pedido do guitarrista teve sua ponte trocada por uma mais robusta e com regulagem completa, além de uma abertura no headstock para regulagem do tirante com mais facilidade. Pronto! Passou o susto, pode correr pra comprar a sua! ;-)


Aqui uma foto da versão modificada, com a ponte regulável


Mas vamos lá! O headstock da DC-59 foi apelidado e é chamado até hoje de “garrafa de Coca-Cola” devido ao seu formato, e nenhuma outra marca de guitarra oferece esse design único. Confira abaixo.



A DC-59 ainda conta com dois botões de volume e dois de tonalidade (um para cada captador) e, como falamos, os inigualáveis lipstick pickups, que a Danelectro inclui até mesmo em seus contrabaixos. Os captadores lipstick, típicos da Danelectro, proporcionam um timbre único, mas você tem de segurar a onda na distorção. São captadores feitos para um ambiente musical mais clean ou, se você quiser, com algum overdrive ou distortion leve, bem vintage. Ou seja, não compre uma DC-59 para tocar Metallica!! Os lipstick não são singles comuns, pois não possuem bobina, criando uma tonalidade totalmente única.

E agora? Como fazer para ouvir o som dessa pequena maravilha? Venha até a Garagem e teste nossa variedade de Danelectros, que estão esperando por você!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário