quinta-feira, 17 de abril de 2014

Ibanez FR

Nesta semana vamos falar de uma guitarra muito especial: a Ibanez FR, que vem impressionando guitarristas de todos os estilos por sua “tocabilidade” e versatilidade. Esta é uma guitarra verdadeiramente “elástica”, com a qual você pode transitar pelos mais diversos estilos tanto pela maneira que seu setup foi projetado, como por seu visual híbrido, que permite que ela se encaixe em diversas situações e propostas musicais.

Como você pode ver abaixo, a FR é uma versão Telecaster da Ibanez, mas com o estilo Ibanez de ser: mais estilizada, moderna e com uma personalidade única. A maneira como o corpo foi modificado a partir de uma Tele faz com que o tradicional headstock da Ibanez (até então mais usado em guitarras chamadas “hi-tech”) se adapte perfeitamente, até mesmo transformando-o em um headstock semi-vintage quando combinado com o corpo.


Uma das características que mais chama a atenção na FR é sua ponte Tight-End, praticamente “ancorada” no corpo, proporcionando uma rigidez e uma ação perfeitas para seu conforto ao tocar. Além disso, sua estrutura permite o máximo de vibração nas cordas, aumentando o sustain e maximizando o timbre da FR. Além disso, cada corda pode ser levantada ou abaixada com apenas um parafuso e o design reto e suave da ponte faz com que o conforto ao tocar seja o maior possível, sem criar situações em que você precise mudar sua mão de posição para adaptar-se à guitarra. A FR deixa você tocar da sua maneira!


Agora vamos a um diferencial que FR oferece e que a torna uma guitarra flexível e muito especial: a combinação de captadores, produzindo sons variados e adaptáveis a praticamente todas as situações e estilos de música. Pelo esquema abaixo, você pode ver como cada posição de chave aciona diferentes combinações. Olhe bem e perceba como a FR pode ser várias guitarras em uma!

Fonte: Ibanez


É importante mencionar as características básicas da FR: corpo em mogno, braço em maple, trasteira rosewood com marcações bolinha pearloid, 24 trastes, captadores CCR passivos de alnico e peças cromadas. A FR conta ainda com dois knobs: 1 de tonalidade e 1 de volume, o que, para muitos guitarristas é um alívio, pois tendo dois knobs de volume muitas vezes a velocidade para o controle é muito menor, dificultando o resultado que se busca obter.


Depois de conferir essa pequena maravilha, convidamos você a vir testar sua Ibanez FR na Garagem Instrumentos Musicais. Nós temos à pronta entrega pra você! Venha vê-la de perto, você vai gostar!






Nenhum comentário:

Postar um comentário