quinta-feira, 10 de abril de 2014

Pawn Shop '70s Stratocaster Deluxe

Quem é guitarrista ou ao menos tem uma pequena queda por guitarras não tem como não ser apaixonado por uma das guitarras mais clássicas, lindas e versáteis do mundo: a Fender Stratocaster. Pois hoje vamos mostrar uma Strato diferente, mas igualmente atraente e especial: a Pawn Shop ‘70s Stratocaster Deluxe. Lembrando que a séria Pawn Shop é feita de reedições de guitarras que a Fender define como “deveriam ter sido mas não foram”, ou seja, foram lançadas no passado, mas por suas qualidades fora do padrão não se tornaram populares em venda, mas sim cultuadas por colecionadores.

A Pawn Shop ‘70s Stratocaster Deluxe vem em três cores: Vintage White (abaixo), Preto e 2-Color Sunburst. As três com escudo madrepérola e trasteira (frente do braço) em maple.



Esta definitivamente não é uma Stratocaster comum, e possui algumas variações em relação aos modelos mais clássicos, focando seu estilo numa vibe dos anos 70. Mesmo sendo uma guitarra distinta, a Pawn Shop '70s Stratocaster Deluxe também é bastante versátil, com um corpo feito de alder, um captador single-coil de Telecaster na posição do braço e um nervoso Enforcer Wide Range humbucker na posição da ponte.



Assim como a série Antigua, também da Fender, esta Stratocaster possui um braço chamado de U-shaped, mais redondo e grosso em relação ao mais tradicional C-shaped, que muitos consideram o braço ideal por ser muito confortável e fino. Para os puristas, porém, o U-shaped é um “must”, considerado o verdadeiro braço Fender.



Como vocês podem ver acima, pela foto da mão da Pawn Shop '70s Stratocaster Deluxe, as tarraxas são modelo vintage (f-tuners) – em oposição aos modelos mais modernos da Fender –, o headstock é estilo anos 70, mais encorpado e grande (como não poderia deixar de ser) e o tirante é exposto, chamado de bullet truss rod. Como já falamos no artigo sobre a Super-Sonic, diz a lenda que na década de 70 a Fender fabricou tirantes muito compridos, maiores que o tamanho do braço, mas para não ter prejuízo, usou-os mesmo assim, e isso resultou em uma série de guitarras com tirantes expostos. Lenda ou não, o fato é que esse modelo virou um clássico.





Outras características que não podemos deixar de mencionar são os 22 trastes, chave de 3 posições (1. Apenas o humbucker. 2. Humbucker + single-coil. 3. Apenas o single-coil), e os mais que especiais knobs estilo Jazz Bass, porém menores, um de volume e o outro de tonalidade.

Pra quem não sabe, os instrumentos da série Pawn Shop são sempre limitados, o que quer dizer que se você gostou de algum tem de comprar logo, pois uma vez acabado o estoque de um modelo não se sabe se estes serão feitos novamente. Novas Pawn Shop entram no lugar de modelos esgotados o tempo todo, o que mostra o quanto a Fender produziu e criou ao longo de todos esses anos. Não é à toa que a marca chegou ao nível de popularidade que possui hoje. É mais do que merecido!

Semana que vem estamos de volta. Até lá!






Nenhum comentário:

Postar um comentário