sábado, 10 de janeiro de 2015

Fender Chris Shiflett Telecaster Deluxe

A vantagem de escrever sobre guitarras é que nunca, absolutamente nunca você fica sem assunto. São pilhas e pilhas de instrumentos maravilhosos através de décadas de música. Semana passada falei de uma Telecaster e esta semana será a vez de outra, a Chris Shiflett Telecaster Deluxe, que não só merece um dia dedicado a ela por ser uma guitarra fantástica, como o assunto vem a calhar às vésperas dos shows do Foo Fighters no Brasil. Chris e a Fender criaram uma guitarra extremamente flexível em termos de sonoridade, pois Shiflett toca rock com o FF, mas também é um músico de country, como você pode conferir em seu projeto paralelo Chris Shiflett & The Dead Peasants.


A Chris Shiflett Telecaster Deluxe é baseada no modelo de 1972 da Fender, preferida de Chris há muito tempo. Seu visual é similar àquelas Telecasters que frequentemente você vê Keith Richards usando, porém com dois humbuckers ao invés dos modelos com um single na ponte. A Squier também teve por muito tempo a Telecaster Custom I e II, a primeira com dois humbuckers (e um design igual à Chris Shifflet, exceto pelo headstock) e a segunda com dois caps P90 Duncan Designed. O modelo CS vem na cor branca e com um escudo pearloid (o próprio Chris às vezes usa um escudo pearloid azul, também lindo). Seguindo a proposta da Tele Deluxe ’72, o headstock é da Stratocaster anos 70, maior que os modelos mais antigos como das guitarras de Eric Clapton, quase sempre com um headstock menor.


A CS vem com uma trasteira escura, em rosewood e 21 trastes médium jumbo. A ideia desta guitarra é abranger uma vasta gama de possibilidades tanto em termos de timbre como em comfortabilidade. Você pode tirar timbres pesados e distorcidos dela e ainda assim tocar blues e country dentro de uma zona de conforto e naturalidade bastante grandes. A ideia da Fender foi fazer um guitarra que mescla a linguagem do grunge moderno sem perder características tradicionais de uma guitarra clássica e maleável sonoricamente. Os captadores escolhidos para a CS são dois humbuckers custom especialmente feitos para ela, um New CS1 na ponte e um New CS2 no braço.


Como você pode ver nos detalhes acima, o headstock vem com a assinatura de Chris Shiflett, a finalização do braço e headstock são em gloss (algo que alguns guitarristas não gostam por “grudar” a mão de quem sua muito), as tarraxas são as vintage F-style e o tensor é o modelo “bullet”, visível pela parte da frente do headstock. As ferragens são cromadas e os knobs (2 de volume e dois de tonalidade) são “amp-style”, imitando os knobs de amplificadores Fender vintage. O case abaixo vem junto!


Esta é uma guita Made in Mexico. Vale lembrar que grandes modelos hoje em dia são feitos no Mexico, como por exemplo as Roadworn, e até mesmo na China, como as novas Coronado. O nível dessas guitarras é realmente muito bom, e qualquer um que testar uma delas vai deixar qualquer tipo de preconceito que possa ter de lado. Até mesmo a série Vintage Modified da Squier é muito bom.
Curtiu? Venha testar porque aqui na Garagem tem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário