sábado, 24 de janeiro de 2015

G&L Tribute Fallout

Após algumas semanas dedicadas a guitarras da linha Fender, hoje vamos falar de um modelo mais alternativo, o Tribute Fallout da G&L. Vale lembrar que a G&L é uma marca fundada por Leo Fender, então todo seu conhecimento e criatividade foram levados para os modelos que a fábrica criou. A proposta vintage permaneceu com a G&L e você pode conferir toda uma linha de pensamento bastante coerente nas guitarras da marca, sempre priorizando um design e uma “tocabilidade” baseada em linhas clássicas que, mesmo quando modificadas para propostas alternativas (como a Tribute Fallout), oferecem um instrumento clássico e imortal.


Apesar do corpo pequeno, a Fallout tem como um de seus objetivos oferecer um instrumento que tenha bastante sustain. Este modelo conta com o shape SC-2 original feito por Leo Fender e agrada principalmente músicos que tenham uma caída por guitarras não convencionais. Geralmente os guitarristas que gostam deste tipo de shape são os menos focados em grande técnica e solos mirabolantes, e tendem a ser mais aqueles que curtem uma base alternativa, arranjos de guitarra ao invés de riffs ou que toquem e cantem ao mesmo tempo. Raramente (ou nunca) você verá um virtuoso tocando em uma guitarra destas, até porque a construção e o conforto de uma guitarra como a Tribute Fallout residem em oferecer detalhes a uma música através de frases, acordes e uma musicalidade mais “integrada” ao som.


A Fallout Tribute conta com um corpo em mahogany e um braço em maple “hard rock”, como os americanos chamam. É um maple pesado, visando uma construção firme, apesar da aparência frágil da guitarra. A trasteira é em rosewood e 22 trastes medium jumbo em níquel. O braço tem um formato shape C médio, nem tão robusto e nem muito fino. O headstock é tradicional da G&L, com um shape inconfundível. A versão deste headstock na Fallout é um pouco mais fino que em outros modelos, coerente com algumas guitarras da década de 80 que a G&L lançou.


Os caps e o setup desta guitarra são um bom diferencial. A Tribute Fallout conta com dois captadores de Alnico Paul Gagon, um G&L AP4285B P-90 na posição do braço e um humbucker G&L AW4470B na posição da ponte. Este último pode ser “splitado” para um single coil pelo sistema push/pull do knob de volume. Este modelo conta ainda com um knob de tonalidade e uma chave seletora clássica de três posições. As cores disponíveis neste momento são as da foto acima, azul, preto e vermelho, mas você com certeza pode encontrar outras cores e diferentes tonalidades de escudo, inclusive modelos com finalização em sparkle. É questão de ficar de olho! Confir o vídeo abaixo e curta um pouco da Tribute Fallout.



Bom fim de semana a todos! Apareçam na Garagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário