sábado, 21 de fevereiro de 2015

ESP James Hetfield Truckster LTD Electric Guitar

Nesta semana, mais uma guitarra exclusiva, signature de um grande nome da música: James Hetfield. James não só é o grande frontman do Metallica – o que por si só já justificaria vários grandes modelos signature –, mas é também, sem a mínima dúvida, um dos guitarristas-base de thrash metal mais precisos e criativos do mundo! Rola até uma piada de que “o cara” do Metallica é Hetfield e não Kirk Hammett. Eu diria que isso não pode passar de uma zoação, afinal os dois se completam, cada um com suas qualidades, e o Metallica é o resultado dessa união e não de um só músico. Aliás, todas as grandes bandas são fruto de uma química que funcionou!



Apesar de muitos de nós ainda termos na cabeça a imagem de James Hetfield tocando com modelos Flying V e Explorer da Gibson nos anos 80, época de álbuns que marcaram história, como Ride The Lightning e Master of Puppets, Hetfield e a marca ESP estão juntos desde 1991. Desde então, a ESP James Hetfield Truckster LTD é a quinta guitarra a levar o nome dele. Este modelo é a versão LTD da original ESP usada na turnê do álbum St. Anger. Aquela foi feita após modificações aplicadas num dos modelos ESP Eclipse. A coisa pegou e tanto o modelo Truckster ESP com o LTD foram lançados oficialmente.


A LTD Truckster é um modelo totalmente baseado e inspirado na Gibson Les Paul, porém com aquele “edge”, aquela pegada mais aguda de detalhes que a torna uma guitarra perfeita para sons mais agressivos, tanto no timbre como no visual. O corpo é em mahogany e o braço, em três camadas, também. O formato do braço é o chamado “thin U”, ou seja, a proposta é ser robusto mas não tanto que o guitarrista sofra ao tocar frases e bases mais ágeis. A trasteira vem com 22 trastes. Como todo modelo de qualidade desse estilo, a junção braço-corpo é colada. A finalização da cor é uma espécie de Road Worn moderna, ou seja, ela vem envelhecida, mas não com o intuito de ser “real”, com aquele aspecto de usada e gasta pelo tempo. Sua proposta de envelhecimento é mais agressiva, mantendo um ar moderno e fazendo com que as cores borradas demonstrem que foram feitas de propósito. Um Road Worn “assumido”, podemos dizer.


Na parte elétrica, temos dois captadores ativos EMG JH, especialmente ao gosto de Hetfield. Temos também dois knobs de volume e um de tonalidade. Detalhe: há duas chaves de três posições, mas apenas a de baixo funciona. A de cima, que mantém o visual tradicional de um modelo Les Paul, fica desligada. As ferragens são cromadas, as tarraxas vêm com trava e vários detalhes no headstock deixam a marca registrada de Hetfield. O case pode ser vendido separadamente.


E é isso, pessoal! Bom final de semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário