sábado, 14 de fevereiro de 2015

Gibson Custom Robby Krieger 1954 Les Paul Custom

Hoje temos mais uma guitarra signature, e desta vez a coisa é bem séria! Estamos falando da Gibson Custom Robby Krieger 1954 Les Paul Custom. Pra quem não sabe ou não se lembra, Robby Krieger é o guitarrista do The Doors, e esta guitarra foi a que acompanhou a banda em grandes gravações e turnês, tanto que foi batizada por Robby de LA Woman. Vale lembrar que Krieger comprou esta Les Paul em 1967, já bem usada, e mesmo através de todas estas décadas, considera esta guitarra um de seus instrumentos principais. Os especialistas da Gibson Custom, juntamente com Robby, analisaram a guitarra de todas as formas e chegaram a esta réplica tão parecida com a original quanto possível.


Como você pode ver pelas fotos, esta guitarra já vem parecendo velha e usada, com a pintura fosca e os frisos amarelados e desbotados pelo tempo. E é essa a intenção: capturar os anos de uso da original, talvez recriando a energia que ela carrega. Quem levar uma, recebe junto todo o kit acima, com certificado de autenticidade, case e tudo o mais. O corpo desta guitarra é em mahogany e os frisos são de sete camadas na parte da frente, e cinco na parte de trás. Interessante ver que na ficha técnica dela diz que os frisos oscilam entre as cores preta e branca. Como você pode ver, não há nada de branco no friso. Mas é por causa dos anos de envelhecimento do material ;-)


O braço da LA Woman é de mahogany, com um tensor “reissue”. A trasteira é em ébano com um ângulo de 12”, friso branco (envelhecido) e marcações Pearl Block, ou seja, pearloid em blocos. O headstock é o tradicional da Les Paul Custom e as tarraxas, como você pode ver acima, são as chamadas waffle back, por causa do desenho e da superfície. A ponte é uma Gotoh Tune-o-Matic dourada. Apesar das ferragens em sua maioria serem douradas, os knobs são os chamados black top.


A parte elétrica desta signature é realmente especial e a escolha dos captadores, peculiar. Na posição do braço, temos um Seymour Duncan Mini SM1N, e na posição da ponte, um P-90. Esta guitarra é bem vintage tanto na proposta quanto no visual. Os knobs são os tradicionais de volume e tonalidade para cada captador, com capacitores Bumblee Bee e chave de três posições tradicional também. O case é especial: um Custom Shop assinado por Robby Krieger!


Bom Carnaval a todos e esperamos que tenham curtido!




Nenhum comentário:

Postar um comentário