sexta-feira, 22 de agosto de 2014

B.C. Rich Pro X Mockingbird

A B.C. Rich é talvez uma das marcas mais tradicionais e conhecidas quando o assunto é heavy metal e rock pesado. A começar pelos designs, cheios de curvas, pontas e ângulos, passando pelas cores e pelos setups das guitarras, tudo indica que um som “porrada” vai sair do instrumento. Os três modelos mais famosos da marca são a Warlock (usada por artistas como Slayer, WASP, Lita Ford, Kiss e outros), a Bich e a Mockingbird, da qual falarei hoje. A Mockingbird é uma guitarra tradicional da B.C. Rich e parece não envelhecer com o tempo. Mesmo sendo um fanático da Les Paul da Gibson, Slash pode ser visto em várias fotos tocando com uma Mockingbird, geralmente uma guitarra vermelha, com a qual ele tocava no começo do Guns ‘n’ Roses e ainda hoje usa em determinadas músicas ao vivo (com moderação, já que a Gibson fez uma Les Paul com seu nome). Então vamos lá, esta é a B.C. Rich Pro X Mockingbird.


Existem vários tipos de Mockingbirds, desde modelos ultra simples, na faixa de US$200 (nos EUA) até US$5000!! A Pro X é um modelo intermediário em termos de preço, mas é considerada uma linha top mesmo assim.  O primeiro “feature” da Pro X é o neck-thru-body verdadeiro: uma lâmina de madeira começa lá em cima do braço, perto do headstock, e termina no fim da guitarra, onde está o strap lock. Ou seja, a trasteira, os captadores e a ponte estão todos apoiados na mesma peça, e isso faz toda a diferença no timbre, na vibração e na ressonância na hora de tocar. Tanto o braço quanto o corpo são feitos de mogno. Esse neck-thru também faz com que a região onde o braço e o corpo se encontram seja muito mais uniforme, lisa, “flat”, sem aquelas dificuldades causadas por braços aparafusados. Isso, no caso de guitarristas de heavy que “fritam”, é uma enorme vantagem. O acesso aos trastes mais agudos é muito fácil!


A Pro X é munida de dois humbuckers EMG, um 81 na posição da ponte e um 60 na posição do braço. O EMG-81 é um humbucker com output alto, feito especialmente para timbres mais agressivos e solos. Basicamente é um captador de rock, e funciona excepcionalmente bem com bastante overdrive e com amps que tenham um controle de volume master, pra dar bastante punch. O EMG-60 é um captador mais encorpado e funciona muito bem para bases e solos mais “gordos”, menos agressivos. É um humbucker que possui brilho, clareza e peso. É considerado pela própria EMG um dos captadores mais versáteis da marca.


Outras características da Pro X Mockingbird são: frisos creme no corpo, braço e headstock; peças em dourado ou preto; tarraxas especias Grover Super Rotomatics; trasteira em ébano; marcações “diamond”; 24 trastes Jumbo; alavanca Floyd Rose Original Series Tremolo; dois knobs de volume e dois de tonalidade e chave de três posições tradicional. A Pro X não vem com case, mas você pode encomendar um para a sua ficar bem protegida!


E é isso, pessoal! Venham visitar a Garagem e testar as guitarras que mais gostarem. Será um prazer recebê-los!




Nenhum comentário:

Postar um comentário