sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Gibson Skunk Baxter Firebird

Se você gosta de Gibson, a guitarra de hoje é pra você!

A Firebird Skunk Baxter é um modelo ulta especial fabricado especialmente segundo as especificações do renomado guitarrista e baixista Skunk Baxter. O músico ficou conhecido por tocar baixo na banda de Jimi Hendrix da época pré-Experience, e mais tarde fundou o Steely Dan. Em 1974, juntou-se aos Doobie Brothers. Além disso, Baxter tocou com grandes artistas como Ringo Starr, Bryan Adams e Rod Stewart, apenas para mencionar uns poucos. Na maior parte de sua carreira “guitarrística”, Baxter usou uma Firebird, assim como o imortal Johnny Winter. A Gibson, em seu eterno reconhecimento de grandes nomes, lançou o modelo Skunk Baxter Firebird, com diferenciais muito acima da média. Confira a guita abaixo e vamos nessa!


Assim como todas as Gibson, a Skunk é Made in USA, e seguindo a preferência de seu “dono”, é o modelo “reverse body”, ou seja, corpo invertido. Muita gente não sabe, mas a Firebird original é ao contrário (com as pontas salientes no lado inferior atrás e superior na frente), pois foi feita para competir com modelos como a Jaguar e a Jazzmaster. O que aconteceu foi que o modelo invertido terminou fazendo mais sucesso, e quando se fala em Firebird normalmente a guitarra que nos vem à cabeça é a reverse. A cor é única e também da preferência de Skunk. Apenas este modelo vem nesta cor!


A Skunk vem com três mini-humbuckers Skunk Baxter (Alnico V) muito especiais, projetados por Jim DeCola, e são similares em tonalidade aos ’57 originais da Gibson, mas com algumas particularidades. Num primeiro olhar, o que chama a atenção é o fato de serem pretos, diferentemente dos mini-humbuckers das demais Firebirds, que são cromados. Mas estes captadores foram instalados de forma que cada um, separadamente, pode ser “splitado” em um single-coil. E a Skunk vem com controles liga-desliga para cada um dos três e controles de split também, como você pode ver abaixo. As combinações de tonalidade terminam sendo enormes, e a Firebird SB se transforma em inúmeras guitarras em uma só! O sistema de switch dos caps foi projetado pelo próprio Skunk Baxter.


O corpo e o braço são de mogno em uma junção neck-thru-body da Mortise & Tenon. A trasteira é em rosewood com frisos brancos e marcações de acrílico em formato “blocos”. As tarraxas são Steinberger Gearless (super clean), a ponte é uma Tune-O-Matic cromada com alavanca. A Firebird SB tem um knob de volume e um de tonalidade, diferentemente das tradicionais, que tem dois. Cada uma das guitarras da série vem com certificado de autenticidade, garantia e um case superespecial incluído. Pra que mais?


E olha só, venha visitar a Garagem, tomar um café, bater um papo e testar quantas guitarras, baixos, ukeleles e quaisquer outros instrumentos, amplificadores ou acessórios que quiser! Até semana que vem!







Nenhum comentário:

Postar um comentário