sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Fender Modern Player Coronado

A guitarra desta semana é uma das minhas favoritas da Fender e faz parte da minha história, já que é uma guitarra que eu venha procurando há mais de uma década. A primeira vez que vi uma Coronado foi no clipe de uma das bandas indie que eu mais gosto (talvez a que eu MAIS goste), The Dandy Warhols. A música Bohemian Like You estourou na Europa no começo dos anos 2000 e o clipe mostra uma festa onde muitas pessoas dançam ao som de uma banda que toca no fundo, os Dandys. Mesmo sem um close que pudesse identificar exatamente quais os instrumentos que eles estavam usando, a Coronado (até então desconhecida para mim) me chamou a atenção. Mais tarde, em 2005, em um show do DW em Nova York, pude ver a guitarra de perto e tive certeza: um dia vou ter uma. O modelo era na cor creme (que mais tarde descobri ser um branco envelhecido pelo tempo). Procurei essa guitarra em todas as lojas dos EUA na época e não achei. Era uma raridade. Mas agora a Fender relançou a Coronado para a alegria dos Fenderaficionados.



Desenhada por Roger Rossmeisl, que trabalhou para a Rickenbacker por muito tempo, a Coronado é considerada uma guitarra “não-Fender”, ou “pouco-Fender” (eu a chamaria de “super-rara-e-especial-Fender”). Lançada em 1965 em uma época em que a Epiphone Casino estava sendo usada pelos Beatles, e as semiacústicas estavam crescendo em popularidade, a Coronado era originalmente “oca”, ou seja, basicamente uma acústica. A reedição do modelo trouxe uma versão semiacústica, no sentido literal da palavra uma vez que no centro do corpo á uma setor maciço. Há várias “subdivisões” de Coronados, mas as mais conhecidas são a Coronado I e a Coronado II. A primeira vinha com apenas um captador, um knob de volume e um de tonalidade. A II com dois caps, dois knobs de volume e dois de tonalidade. Mesmo assim, muitas vezes o headstock da II diz apenas Coronado. Alguns poucos modelos vem com “Coronado II” escrito. As da década de 60 vinham com tremolo; as reedições são com ponte fixa.


As novas Coronado fazem parte da família Modern Player da Fender, e diferentemente das primeiras, vêm nas seguintes cores: 3-Color Sunburst (a primeira do post), Black, Candy Apple Red (acima) e Black Cherry Burst (abaixo). O corpo é feito em maple e contém um bloco em alder no centro, na parte interior. Assim, duas “câmaras” de ressonância são criadas para definir o timbre peculiar desta super guitarra. Tanto a parte da frente como a de trás do corpo são abaloadas. O braço da Coronado é no shape “C”, ou seja, extremamente confortável de tocar e ainda assim robusto como uma guitarra deste porte merece.


A Fender Coronado vem com trasteira em rosewood e 21 trastes jumbo. As marcações são pearloid “bloco”, perfeitas para um semiacústica de primeira linha. Os caps desta linda guita são dois Fideli’Tron – conhecidos por fazerem parte de grande parte das guitarras Gretsch –, a chave seletora tem três posições, a ponte é uma Adjusto-Matic com o tailpiece flutuante e a logo “F” da Fender em madeira. Os knobs são no estilo dos usados em amplificadores vintage, como você pode ver nas fotos. Demais!


E aí? Curtiu a Coronado? Quer uma? A garagem consegue pra você! Fale com a gente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário