sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Fender Pawn Shop Offset Special

Esta semana vem aí pra você mais uma das guitarras que a Fender considera que “eram para ser, mas não foram”, ou seja, foram lançadas nas décadas de 60 e 70 e nunca chegaram a emplacar como as imortais Stratocaster e Telecaster. Mas isso não quer dizer que tais modelos são um fracasso. Muito pelo contrário! A demanda de colecionadores e amantes das seis cordas ao longo dos anos por cada um dos modelos Pawn Shop fez a Fender relançar esses velhos modelos com um carinho especial e um cuidado que apenas grandes guitarras merecem. Assim você tem a chance de adquirir modelos raríssimos e que nunca se sabe quando (e se) voltarão ao mercado. Então lembre-se: gostou de alguma Pawn Shop? Vá atrás, porque logo acaba! A de hoje é a Offset Special.


A Pawn Shop Offset Special é uma das guitarras mais raras da Fender e seu corpo é uma mescla de Stratocaster + Jazzmaster + Jazz Bass com o diferencial de ainda ser uma semi-semi-acústica, ou seja, tem o “f-hole” apenas na parte de cima, deixando a parte de baixo do corpo ser o de uma guitarra “comum”. Com isso, o peso total da Offset não passa de 3kg, tornando-a muito confortável de tocar. O corpo da Offset é feito em alder e o braço, em maple, é feito de uma lâmina única de madeira, assim como o fingerboard. O formato do braço é o tradicional C-shaped e vem envernizado (o que divide as opiniões de guitarristas por todo o mundo). 21 trastes são distribuídos pelo braço de escala “standard” da Fender (648mm ou 25.5 polegadas). Por aí você já pode perceber que a Offset, apesar de “diferente”, oferece algumas características tradicionais, equilibrando a busca pelo diferencial com toques de conforto e facilidade de adaptação do guitarrista.


As tarraxas da Offset são Kluson-type, bem vintage, o ajuste do tensor é o tradicional da Fender e o logo no headstock é o chamado “lonely”, ou seja, solitário, pois é a única informação à vista, o que é raríssimo nas Fenders. Geralmente o nome do modelo, a origem de fabricação ou o número de série estão (um ou outro, ou vários) presentes no headstock também. Mas não na Offset. Este modelo vem em várias cores e estas variam conforme os anos vão passando. A Fender reeditou a Offset em 2012 e os modelos sunburst, preto e rosa que mostramos aqui são apenas alguns dos que existem por aí.


Como você pode conferir nas fotos, a Offset Special não vem com escudo, proporcionando um visual bem clean. Os captadores, que variam em tonalidade de cor conforme o modelo (sempre em um diferencial com a cor do corpo) são dois humbuckers JZHB, apesar de parecerem single coils usados nas Jazzmasters. Mas assim que você pluga a Offset o timbre dos humbuckers e a ausência de ruído mostra bem o poder dos caps. A ponte e o vibrato “flutuante” são exatamente os mesmos usados na Fender Jaguarillo, mas por alguma razão parecem ser mais adequados e mais confiáveis em termos de precisão e manutenção da afinação na Offset, talvez pelo ângulo da região em que são aparafusados no corpo da guitarra. Os knobs de volume e tonalidade são totalmente vintage, como você pode ver nas fotos, e combinam totalmente com os knobs de amps antigos da Fender, fazendo com que a gente tenha vontade de já levar um junto!! A chave seletora de caps é a tradicional de três posições.



Abaixo você pode curtir um vídeo demo da Offset Special. E não esqueça: a gente está te esperando no Garagem!






Nenhum comentário:

Postar um comentário