quinta-feira, 31 de julho de 2014

Gibson Ace Frehley Budokan Les Paul Custom

Após ter produzido uma série de Les Pauls signature de Ace Frehley, a Gibson resolveu, quarenta anos depois, criar uma réplica da famosa Les Paul 1974 que Ace Frehley usou no famoso Budokan, em Tóquio, durante a turnê de 1977 do Kiss. Segundo a Gibson, Ace não só estava em seu ápice de performance e fama (assim como o Kiss), como sua banda era a nova referência de grandes shows, da mescla entre fantasia e realidade, entre o rock e o pop, e um novo modo de se realizar grandes shows estava surgindo. Com isso, a imagem da época em que Frehley foi imortalizado com uma Les Paul munida de três humbuckers creme no palco ficou para sempre na memória dos amantes da música e das guitarras. Assim nasceu esta edição limitada de 100 unidades envelhecidas a mão e seguindo as especificações da Les Paul de Ace daquela época. Aqui está a Gibson Ace Frehley Budokan Les Paul.


A Ace Frehley Budokan foi criada em conjunto entre a Gibson Custom, o próprio Ace Frehley e o dono da guitarra original, Matt Swanson. A guitarra de 1974 foi escaneada digitalmente para que nenhum detalhe ficasse de fora no momento de criar as réplicas. Assim, a Budokan foi feita da mesma forma: um maple top triplo foi colado a um corpo “pancake” de mogno dos anos 70 e, diferentemente da maioria das Les Pauls, sem câmaras internas. Ou seja, o corpo é maciço. A pintura foi feita a mão com spray de nitrocelulose para ficar com o acabamento Heritage Cherry Sunburst original, e após esse processo a pintura foi meticulosamente “gasta” para ficar igual à Les Paul de 1974.


O braço, também em mogno, é feito de três lâminas de madeira e o formato é o “thin shape”, ou seja, aquele braço mais fino, típicos da época e diferentes dos braços mais robustos e arredondados das Les Pauls. A guitarra ainda conta com elementos “decorativos” como marcações mother-of-pearl na trasteira, frisos custom, logo Gibson Custom no headstock (também em mother-of-pearl) e escudo creme, combinando com os captadores. Como pode ser visto abaixo, a guitarra imita as rachaduras da original, fazendo parecer que o headstock quebrou e foi colado de volta!


Na parte elétrica, a Budokan vem com dois humbuckers DiMarzio PAF (nas posições do braço e meio) e um DiMarzio Super Distortion na posição da ponte. A chave de três posições em uma guitarra Gibson Les Paul de três captadores normalmente não permite o uso do captador da ponte sozinho (essa posição nessa guitarra tradicionalmente liga o da ponte e o do meio juntos), mas na guitarra de Ace isso foi modificado para que ele pudesse usar o Super Distortion isolado. Assim os solos e até mesmo bases que precisassem de mais ataque não seriam um problema. Outro diferencial da Budokan são as tarraxas pearloid “banjo”, que você pode ver acima, dando um toque totalmente vintage para esse grande instrumento.


Acima, Ace Frehley fazendo um som com sua guitarra enquanto nós esperamos você pra vir fazer um som aqui na Garagem! Chega aí!




Nenhum comentário:

Postar um comentário