sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Gibson Les Paul Studio Deluxe II '50s Neck



Já que estamos na semana de novas Les Pauls tanto da Gibson quanto da Epiphone aqui na Garagem, então vamos falar de uma Les Paul muito especial e cheia de detalhes diferenciais hoje. É a Gibson Les Paul Studio Deluxe II ‘50s Neck.

A Gibson introduziu o modelo Studio em 1983, fazendo com que Les Pauls e SGs tivessem versões simplificadas, com o preço mais acessível comparadas aos modelos tradicionais, mas ainda assim com a qualidade e a tradição Gibson. Ao longo dos anos e décadas que se seguiram, as Studio foram sendo mais e mais procuradas e então a Gibson começou a fazer modelos especiais mesmo dentro dessa série. Hoje, essas guitarras podem chegar a um nível de sofisticação muito próximo a outras séries da marca, mas ainda assim com um preço reduzido. Vamos falar um pouco deste modelo hoje. Confira abaixo.


Esta é a Flame Top, batizada assim devido à tonalidade e textura de seu sunburst, que lembra uma chama de fogo ou ainda algum material que tenha sido “queimado”. Munida de dois humbuckers “zebra” (de duas cores, creme e preto), a Deluxe II vem com um 490R na posição do braço e um Burstbucker Pro na posição da ponte. Só por essa mescla de captadores já dá pra sacar que essa Studio é especial. Pra deixar a coisa ainda mais interessante, ambos os caps podem ser splitados e transformados em single-coils, mas com uma diferença: este split é o chamado Straight Split, que realmente impede o que seria o “vazamento” de input de um humbucker. Várias outras guitarras contam com o Super Tap split, que ainda deixa um pouco do timbre e ataque dos humbuckers originais. O split é feito através de um sistema de push/pull nos knobs de volume.


A Studio Deluxe II conta ainda com um sistema de boost de 10db que adiciona não só volume, mas também ataque e alcance de frequências, ideal para solos e acordes mais “sujos”. Esse boost é totalmente regulável de acordo com o gosto do guitarrista, para que as mudanças fiquem totalmente personalizadas. Quando o boost está desligado, o sistema de true bypass da Deluxe II garante a tonalidade passiva dos humbuckers, algo que é essencial para o timbre de uma Les Paul clássica. Ou seja, não há perigo desta super guita soar artificial devido a essa tecnologia que lhe foi dada. 




Em termos de estrutura, a Les Paul Deluxe II conta com corpo e braço em mogno e o top “flame” (que dá nome ao modelo) é feito em maple. Como diz o nome, o braço é no estilo anos 50, com aquela forma mais robusta e arredondada das Les Pauls antigas. Vale lembrar que o estilo dos anos 60 era um braço mais fino e “cavado”, como mostra a imagem abaixo.


As peças da Studio Deluxe II são cromadas, a ponte é uma Tune-o-Matic, e as tarraxas são Grover. Em relação ao acabamento, este modelo tem mais um diferencial: sua textura conta com um pouco de verniz brilhante (como você pode ver na segundafoto de baixo para cima), diferentemente das Studio “tradicionais”, que contam com um acabamento fosco. Pra deixar a guita ainda mais especial, o case hardshell da Gibson vem junto, o que não é a regra geral para essa linha da Gibson. Confira abaixo.


E é isso! Confira nossa linha de Gibsons e Epiphones! Venha visitar a Garagem!
 

Um comentário:

  1. Olá amigo, muito interessante sua matéria.

    Eu recentemente comprei uma studio deluxe II 2013 sunburst usada, ela é linda e o som é insano! porém não sei direito utilizar a função do push pull dela! rsrsrs ela possui 3 push pull, 2 no volume e 1 no tone, você saberia me dizer qual seria o booster e qual seria o que splita os caps?

    Abraços!
    Danilo

    ResponderExcluir