sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Fender Artist Series James Burton Telecaster

Esta semana vamos continuar com a linha “guitarras que se destacam”. Assim como todas as pessoas passam por fases de gostar mais de uma coisa, depois mais de outra, qualquer guitarrista, por mais que tenha sua linha de instrumentos preferidos, de vez em quando gosta de dar uma “passeada” por outros horizontes e conhecer (e até colecionar) instrumentos diferentes, únicos. A guitarra desta semana é um dos modelos que eu mais gosto. A Telecaster, apesar de não ser tão versátil como uma Stratocaster, tem um charme e uma sonoridade única. E, como toda guitarra, pode ser modificada para se adaptar ao gosto do “dono”. É esse o caso da James Burton!


Esta Artist Series foi feita pela Fender como tributo ao grande James Burton, guitarrista de Nashville que tocou e/ou gravou com grandes nomes da música como Elvis Presley, Gram Parsons, Buck Owens, Merle Haggard, Elvis Costello, Joni Mitchell, Jimmie Dale Gilmore e outros. Esta Tele é um dos exemplos de guitarras “adaptadas”. Para ter uma gama de timbres mais vasta, três captadores single-coil, construídos de acordo com as preferências de James Burton, estão disponíveis para uma combinação única. Ao todo, há sete diferentes setups de timbres.


O switch de captadores funciona da seguinte forma:
Posição 1 – Captador da ponte
Posição 2 – Captadores da ponte e do meio em paralelo (em série ativando o switch S-1)
Posição 3 – Captadores da ponte e do braço em paralelo
Posição 4 – Captadores do meio e do braço em paralelo (em série ativando o switch S-1)
Posição 5 – Captador do braço

O sistema S-1 é um botão colocado no knob de volume do instrumento, e em diferentes guitarras cria diferentes configurações. As da James Burton são diferentes de outras, como a Baja Telecaster, a American Deluxe Telecaster ou a Jazzmaster HH, por exemplo.



Outras características são o corpo em basswood, braço em maple (uma peça) e no estilo anos 60, trasteira em maple, 21 trastes vintage-style, ponte hardtail American Vintage Strat, ferragens douradas e tarraxas pearloid. A James Burton vem em duas combinações de cores: preta com chamas azuis ou preta com chamas vermelhas. E como todo instrumento de ponta, um case tweed está incluído!


E é isso por hoje! Nos vemos na semana que vem!






Nenhum comentário:

Postar um comentário