sábado, 22 de novembro de 2014

Fender Kurt Cobain Signature Mustang

Mesmo 20 anos após sua morte, Kurt Cobain continua sendo uma referência para muitos músicos. Mesmo na época do surgimento do grunge, o amor e o ódio que Kurt fez nascer nas pessoas foi intenso. Por um lado, roqueiros cansados do hard rock “poser” deram graças a deus ao perceberem que bandas mais preocupadas com o som – e menos com o visual – estavam surgindo. Por outro lado, os amantes dos anos 80 e do virtuosismo característico da época ficaram revoltados quando o lema “três acordes” voltou a ser valorizado. Além disso, Kurt Cobain frequentemente aparece na lista dos guitarristas mais influentes de todos os tempos, revoltando muita gente! Seja você um fã do Nirvana ou não, o fato é que muito se fala de seu som até hoje. E muito do seu som vem desta guitarra da qual vou falar hoje, a Fender Mustang.


A Mustang fez história nos anos 90 por ser a guitarra que Kurt Cobain imortalizou no vídeo da música Smells Like Teen Spirit. Também foi a guitarra mais usada na última turnê do Nirvana, In Utero, em 1993 e 94. Kurt também usava a Jaguar, que ganhou uma versão signature mais tarde. A Mustang, apesar de ser um modelo “antigo” e vintage, ganhou algumas características particulares nas mãos do frontman do Nirvana. Pode-se dizer que a guitarra virou um espelho do som que as bandas grunge estavam fazendo: uma mescla de propostas básicas aliadas à modernidade da época.



Algumas características da Mustang Kurt Cobain são o single-coil Mustang na ponte em uma posição angulada, assim como o single da ponte em uma Stratocaster e o single do braço de uma Fender ’51. Já na posição da ponte, temos um humbucker Seymour Duncan JB, conhecido por seu punch e agressividade. O JB é aparafusado diretamente no corpo! Logo acima da posição dos captadores, há duas chaves “corrediças”, responsáveis por ligar e desligar a fase de cada um deles. Após usar a Mustang com essa configuração por alguns anos, Kurt convenceu Pat Smear, que se juntaria à banda no final (e depois faria parte do Foo Fighters) a considerar guitarras vintage com um toque “heavy”.


Outras características da Mustang Kurt Cobain são a escala menor do braço (24 polegadas), corpo em alder e acabamento em poliéster, braço em maple e no formato tradicional “C”, trasteira em rosewood e 22 trastes vintage, ponte Adjusto-Matic com vibrato “dynamic”. Temos ainda um controle de volume e um de tonalidade, peças cromadas e escudo e tarraxas totalmente vintage. Vale lembrar que, apesar de Kurt Cobain ser canhoto,sua Mustang vem em versões canhota e tradicional!


É isso aí, pessoal! Venham tomar um café na Garagem com a gente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário