sexta-feira, 7 de novembro de 2014

G&L Tribute ASAT Special

Esta semana resolvi falar sobre uma marca que, apesar de não ser tão popular como a Fender e a Gibson, é considerada uma das tops por grandes guitarristas e entusiastas do instrumento. A G&L é a marca que Leo Fender fundou após se desvincular da Fender. Seus modelos geralmente são baseados em clássicos como Stratocaster e Telecaster, porém com modificações claras que viraram marcas registradas da G&L. Quem está por dentro do mundo “guitarrístico” conhece bem. Se você não conhece, já está mais do que na hora!


A ASAT Special é considerada por muitos a principal guitarra single-cut da G&L. Lançada originalmente em 1985, era chamada de G&L Broadcaster. Mas isso logo trouxe problemas à marca uma vez que Fred Gretsch, da Gretsch Guitars, tinha registrado esse nome. Os primeiros modelos chegaram a ser lançados assim, mas logo o nome foi mudado para ASAT, que é a sigla do exército americano para o míssil “Anti-missile”. E foi assim que o nome pegou e permanece até hoje.  


A ASAT Special vem com dois captadores single-coil Magnetic Field Design Made In USA. Esses caps têm a característica de possuir uma bobina que é “rasa”, porém mais larga que outros singles. Isso faz com que eles se tornem bastante parecidos com os P-90 ou os single-coils das Jazzmasters. Mas os caps da ASAT têm mais punch nos graves e brilho nos agudos, com uma ressonância de harmônicos mais viva. Como você pode ver pelas fotos, a ponte da ASAT é especial. É um modelo Saddle-Lock que transfere a vibração das cordas para o corpo do instrumento, produzindo uma gama de frequências bastante vasta.


A G&L ASAT vem em duas configurações de visual e corpo: um modelo em madeira swamp ash (na cor blueburst) e em mahogany (tobacco sunburst). A primeira opção se caracteriza por ter bastante ataque no timbre, enquanto a segunda possui um timbre mais macio e suave, contando com a porosidade do mahogany. A ASAT conta ainda com um braço em maple e uma trasteira em rosewood, com 22 trastes. Achave seletora possui três posições. Dois knobs controlam separadamente a tonalidade e o volume. O headstock é o tradicional shape da G&L. O case pode ser comprador sepradamente, caso você queira proteger sua guitarra.


E é isso! Fique ligado que hoje tem sexta outlet!




Nenhum comentário:

Postar um comentário