sábado, 14 de março de 2015

Epiphone “Spaceman” Tommy Thayer Les Paul Limited Edition

Para comemorar a vinda do Kiss para o Brasil, não aguentei e me adiantei para falar sobre uma guitarra que merece uma atenção especial. É a Epiphone “Spaceman” Tommy Thayer Les Paul Limited Edition. Os fãs mais ardorosos e puristas do Kiss ficam revoltados que Tommy seja chamado de Spaceman, já que essa era a maquiagem e o personagem criados por Ace Frehley. Mas o Kiss, sendo uma das bandas mais business do mundo, foi transformando sua própria imagem em uma espécie de franchise e hoje em dia Paul Stanley chega a afirmar que a banda continuará sem nenhum de seus integrantes originais. O fato é que o Kiss continua a mil e, de uma forma ou outra, Tommy Thayer está sendo bem recebido, tanto que agora tem sua própria signature.


Diferentemente das Les Paul de Ace, que eram quase todas na cor sunburst, as guitarras de Tommy são prateadas, combinando com a maquiagem e com o figurino. Em muitos momentos você verá o guitarrista usando um modelo Explorer bastante similar, em prata flake também. Mas as laterais e a parte de trás do corpo vêm na cor preta. O corpo desta Les Paul é em mahogany e o braço, colado a mão, também. Com uma escala de 24.75”, o braço é no formato “1960s SlimTaper D”, ou seja, com aquele shape mais robusto, mas com as curvas mais adaptadas para facilitar a movimentação. Seria uma mescla de um formato tradicional com uma proposta mais moderna, adaptada ao rock ‘n’ roll do Kiss. A trasteira é em rosewood com marcações trapezoid.


Na parte elétrica, esta Epiphone tem punch de Gibson. Munida de dois humbuckers Gibson 498T, que são captadores com um som parecido aos originais PAF, mas com um aumento nas frequências médias para obter mais ataque, principalmente em sons em que há uma segunda guitarra, onde é preciso “separar” o timbre de uma e de outra. Os Gibson 498T são feitos com ímãs Alnico V de primeira qualidade, e nesta versão, o da posição do braço vem com o “cover” prateado e o do ponte vem aberto, evitando assim menos possibilidade de feedback e microfonia em situações de distorção mais agressiva.


As peças da Spaceman são cromadas, com uma ponte Tune-o-matic, clássica de Les Pauls há mais de 50 anos. Os knobs (dois de volume e dois de tonalidade) vêm com potenciômetros de 1” de diâmetro para mais resistência e confiabilidade. As tarraxas são Grover Deluxe Vintage, o logo Epiphone no headstock é em prata (como não poderia deixar de ser nesta guitarra), e a placa que cobre o tensor vem com o nome Tommy Thayer escrito. Para deixar a coisa ainda melhor, um case prata acompanha!


Curtiram? Então preparem-se para o show do Kiss em breve!




Nenhum comentário:

Postar um comentário