sábado, 28 de março de 2015

PureSalem Tom Cat

A guitarra desta semana é talvez a que eu mais tenho desejado nos últimos meses. Tenho ficado de olho nos modelos da PureSalem há algum tempo, e se você acompanha a coluna vai se lembrar que já falei de uma PureSalem no passado, a Brave Ulysses. Desde então, esta marca de guitarras diferenciadas vem investindo em seus modelos e grandes guitarristas têm aparecido em fotos, propagandas e, claro, no palco, com algum modelo. São instrumentos na linha vintage, mais ou menos como as guitarras Eastwood e Airline, feitas para amantes do diferencial e que tenham um estilo que se baseie mais em uma proposta sonora do que em um virtuosismo “guitarrístico”. O modelo de hoje é a Tom Cat.


A Tom Cat da foto acima é o modelo fabricado até outubro de 2014, com ponte fixa e nas cores  Traditional Burst, Banana Puddin Cream and Rosewood Veneer. A PureSalem vende unicamente a partir de seu site oficial, e a Tom Cat variava entre $600 e $800 dólares. Os novos modelos vêm com Bigsby e nas cores Black e Vintage White, aquele branco envelhecido, tendendo para o creme. O preço aumentou para $1100 devido às modificações feitas e ao nome que a PureSalem vem conquistando. O corpo e o braço da Tom Cat são ambos em mahogany, com o braço colado e em formato “C” shape, o mais tradicional entre as guitarras vintage. A pegada é firme. O headstock vem com a logo da marca e com o nome do modelo, além de curvas especiais no modelo Vintage White.


A Tom Cat foi batizada devido a uma música de Muddy Waters que tem esse nome e está no álbum de 1968, Electric Mud. Fotos da época mostram Muddy com uma guitarra muito parecida com a Tom Cat e a imortalidade de gênios continuam a inspirar o mundo da música de diversas maneiras. A trasteira da Tom Cat é em rosewood com marcações “bloc”, 22 trastes e uma escala de 24.3/4”. As tarraxas são Vintage Grover.


No novo modelo, a Tom Cat conta com um Bigsby B5 nos modelos tradicionais e uma ponte fixa nos modelos canhotos. Os captadores são dois Custom Wound P90 com timbres aveludados que podem variar do mais suave até um som com mais ataque e crunch, dependendo da escolha de efeitos e da pegada que você resolver aplicar nas cordas. Uma chave seletora de três posições tradicional seleciona cada captador individualmente ou os dois em conjunto, e temos ainda dois knobs de volume – um para cada cap – e um knob de tonalidade. Confira o vídeo abaixo e ouça do que a Tom Cat é capaz!



Espero que tenham gostado! Bom fim de semana a todos! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário