sábado, 21 de março de 2015

Fender Custom Shop David Gilmour Signature Stratocaster

Depois de algumas semanas seguindo a linha Epiphone, hoje vou falar de uma guitarra que fez história juntamente com seu “mentor”, o guitarrista do Pink Floyd e artista solo David Gilmour. Se você curte o mundo das guitarras com certeza já viu esta maravilha várias vezes, e em situações de grandes performances. Diz a lenda que a guitarra original que deu origem a esta signature foi usada nos álbuns Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals, além do álbum solo On An Island. O time da Fender Custom Shop trabalhou duro ao lado de Gilmour e seu técnico Phil Taylor para chegar a uma guitarra signature digna de um deus da guitarra. Vamos vê-la mais de perto?


Esta signature vem com um corpo em alder, todo em preto, apenas com os captadores, a chave seletora e os knobs em branco, dando aquele destaque e um toque único que a diferencia de qualquer outra Stratocaster. O braço é uma peça única em maple, com o tradicional formato “C” e uma trasteira também em maple. Os 21 trastes são os chamados “Fender Vintage”, o que, obviamente, dispensa comentários.  A escala tem 25,5”. Quem já viu e ouviu Gilmour em ação com esta guitarra pôde ter uma boa ideia do impacto sonora e visual que ela possui.


Na parte elétrica, esta signature conta com três captadores escolhidos a dedo. Na posição do braço, um Custom Hand-Wound Fat 50’s Strat, que como o nome já diz, foi enrolado a mão para garantir o timbre e a consistência que Gilmour exige. Na posição do meio, um Custom Wound Strat. Na posição da ponte, um Seymour Duncan SSL-5, um dos captadores mais aclamados por amantes de Stratocasters e um favorito de David Gilmour. A chave é a tradicional de cinco posições, mas há um diferencial: uma chave adicional pode ativar o captador do braço tanto quando você escolhe apenas do cap do braço ou da ponte!


A ponte da David Gilmour é uma Vintage Stratocaster que vem com uma alavanca “diminuída”, mais curta, de acordo com o gosto de Gilmour. Dessa forma, a alavanca não fica tão perto da mão do guitarrista e é acionada apenas quando realmente essa é a intenção. Nunca por acidente. As tarraxas são as Vintage Tuning Keys, no estilo antigo da Fender e as peças são todas cromadas. É claro que esta signature vem com um case especial, com a assinatura de Gilmour, além de, dependendo onde você adquirir, um set de presentinhos básicos, como um cabo Evidence,  um DVD e CD duplo com o show Live in Gdansk, e o livro de Phil Taylor, The Black Strat, sobre a história desta guitarra imortal.


Valeu, pessoal! Bom fim de semana!




Nenhum comentário:

Postar um comentário