sexta-feira, 24 de abril de 2015

Gibson Custom 1959 Joe Bonamassa Les Paul Aged

A guitarra desta semana é de um dos guitarristas que, pelo que eu vejo e ouço falar, é um daqueles “ame ou odeie”. Joe Bonamassa é considerado um guitarrista de blues por muitos, mas ao mesmo tempo os fãs de blues mais “old school” não o consideram um verdadeiro blueseiro. O fato é que Bonamassa tem tido muita exposição nos últimos anos e, para quem curte o cara, vale dizer que o novo álbum dele está disponível de graça em seu web site. Já falei de uma das signature de Joe aqui, uma Epiphone Les Paul azul, lembram? Se sim, ótimo, se não, vale voltar lá e dar uma conferida.


Esta Les Paul signature de Joe Bonamassa é oficialmente considerada pela própria Gibson como “possivelmente a Les Paul ’59 mais retrabalhada do mundo”, chamada também de 1959 Skinnerburst. A guitarra original na qual esta signature é baseada é a preferida de Bonamassa e teve quatro donos antes dele. O resultado é uma Les Paul que segue à risca todos os detalhes que conquistaram o guitarrista. O corpo é formado por duas peças de maple e as costas do corpo são feitas de uma única peça de mahogany. O friso, assim como o escudo e as molduras dos captadores, são em creme envelhecido, assim como a própria guitarra é feita para parecer uma genuína de 1959.


O braço é feito de uma única peça de mahogany e a trasteira é uma única peça de rosewood indiano, em uma escala de 24,75”. As marcações são em forma trapezoide com celulose também envelhecida. O headstock é idêntico ao original de 1959 (como não poderia deixar de ser), com tarraxas Kluson Deluxe. A cor desta Les Paul é chamada de Dirty Lemon (limão sujo), pois apesar de às vezes parecer uma espécie de gold top-standard-tobacco, seu perfil de guitarra “velha” tem uma certa finalização esverdeada.


Na parte elétrica, esta Skinnerburst conta com dois humbuckers: um BurstBucker #3 na posição do braço e um CustomBucker na posição da ponte, escolhidos a dedo por Bonamassa. Os knobs são no formato Gold Top Hat (chapéu) e são os tradicionais: dois knobs de tonalidade e dois de volume, um para cada captador. A chave de seletora também é a tradicional das Les Paul, com três posições. A ponte é o modelo Nickel ABR-1, com as cordas vindo de baixo e circundando a ponte ao invés da Tune-o-matic, onde as cordas são presas atrás e passam pelo meio da ponte. Esta guita vem com hard case e certificado de autenticidade gravado no escudo, como você pode ver pelas fotos.


Bom fim de semana a todos e venham visitar a Garagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário