sexta-feira, 10 de abril de 2015

Gretsch G5445T Electromatic Double Jet w/Bigsby

A guitarra desta semana é uma daquelas que quando eu botei o olho, falei pra mim mesmo: tenho que ter essa! Ainda não resolvi a questão, mas bater um papo sobre ela já pode dar uma aliviada na vontade, então vamos lá. A primeira vez que um modelo solid body da Gretsch me chamou a atenção foi há muito pouco tempo. Na turnê de lançamento do álbum Blunderbuss, do Jack White, ele usa uma Telecaster azul maravilhosa e uma Gretsch muito parecida com o modelo de hoje, uma Triple Jet, também azul. Aquilo ficou gravado, e quando vi a G5445T aqui mesmo na Garagem, pirei.



O formato desta Electromatic é o famoso “Jet”, clássico da Gretsch, mas neste caso, como o nome do modelo já diz, é um double cut (diferentemente da single cut que vai mais na linha de uma Les Paul tradicional). O corpo, em basswood, é todo cavado por dentro (chamado de “chambered”), criando câmaras de ressonância para uma acústica melhor e mais profunda. O braço é em maple e a trasteira em rosewood vem com 22 trastes medium jumbo, porém com uma escala de 24.6” (62.5 cm), um pouco menor do que outras guitarras com o mesmo número de trastes, como por exemplo algumas Telecasters. As marcações são as chamadas pearloid hump-block, ou seja, em blocos, mas com o detalhe arredondado em um dos lados, marca registrada da Gretsch.



Na parte elétrica esta Double Jet conta com dois captadores Filter’Tron “Black Top”, que como o nome já diz, tem um visual diferenciado dos modelos tradicionais, com o topo em preto e as laterais e os parafusos cromados, como o restante das peças. A chave seletora de caps é a tradicional de três posições: 1. Captador da ponte 2. Ambos os captadores 3. Captador do braço. Os knobs fogem do tradicional: temos um knob de volume para cada captador individualmente, um master volume e um master tone. Com esses três knobs de volume, a combinação de mescla entre os sons de cada captador fica muito ampla.


O escudo pearloid não poderia ser mais vintage, com a logo da marca e um desenho old school. A ponte é uma Bigsby Anchored Adjusto-Matic e a alavanca é uma das mais tradicionais no estilo tremolo. O headstock é o padrão da série Electromatic, mais estreito que os headstocks mais usados pela Gretsch em outros modelos. Como você pode ver pela foto acima, a G5445T Electromatic Double Jet vem em três cores: preto, vermelho e gold.


Venham visitar a Garagem e tomar um café com a gente! Bom fim de semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário