quinta-feira, 8 de maio de 2014

Music Man John Petrucci Signature JPX-6



Toda semana nosso objetivo é trazer para você uma guitarra diferenciada, especial ou rara. Hoje temos uma surpresa muito especial ao trazer a Music Man John Petrucci Signature JPX-6!
A fantástica JPX-6 está comemorando 10 anos de parceria entre a Music Man e o guitarrista do Dream Theater, John Petrucci. Quem é fã de Petrucci ou do Dream Theater já viu esta guitarra muitas vezes. Quem não viu, vai ficar sabendo bastante sobre ela na nossa coluna.

A JPX-6 tem o corpo baseado numa Stratocaster, porém com mudanças significativas. Seu corpo de alder é consideravelmente maior, com contornos arredondados e declives para uma melhor acomodação quando apoiada no corpo do guitarrista. O “bico” de cima é levemente mais fino que o de baixo, de acordo com as preferências de Petrucci. A trasteira é de ébano e tem 24 trastes, com marcações JP Custom, diferenciadas na primeira e décima segunda casas. Confira a JPX-6 abaixo.



O braço da Petrucci JPX-6 é extremamente seguro e é aparafusado ao corpo com cinco parafusos que não permitem a menor chance de deslocamento entre corpo/braço, além de ser extra confortável para que o guitarrista acesse, com facilidade, todos os trastes, até o número 24. Afinal, no estilo de música de Petrucci, as duas oitavas oferecidas pelo braço são muito importantes. As peças são com acabamento na cor preta e a JPX-6 conta ainda com um Custom Music Man Piezo Floating Tremolo (flutuante, como o nome já diz), além de tarraxas Schaller M6-IND com trava.


A JPX-6 é munida de dois humbuckers de saída bastante alta e conta ainda com um captador piezo inserido na ponte, fazendo com que a guitarra tenha tanto a capacidade de criar sons pesados e agressivos, como emular o som acústico e cristalino de um violão! Os humbuckers são um DiMarzio Liquifire na posição do braço e um DiMarzio Crunch Lab na posição da ponte.

A chave de troca de captadores conta com 5 posições, fazendo com que você possa combiná-los da forma tradicional ou transformá-los em single coils, tornando a JPX-6 ultra versátil. Para esses captadores há dois knobs: um de volume e outro de tonalidade. Já o captador piezo tem um knob de volume exclusivo. A chave de 3 posições no “bico” superior da guitarra controla a escolha entre usar apenas os humbuckers, apenas o piezo, ou as duas opções em conjunto.



Como você pode ver acima, o corpo da JPX-6 conta com sulcos, câmaras na madeira para uma melhor ressonância. A imagem é fantástica!

Voltando à parte elétrica, a John Petrucci conta ainda com dois jacks de saída: um para o captador piezo (mono) e um para os humbuckers (stereo). A guitarra vem ainda com um case custom Music Man, digna de uma guitarra linha signature. Abaixo, um close da junção braço/corpo.


Lembramos a todos que a Garagem tem duas lojas e a maior variedade de instrumentos, amplificadores e acessórios da cidade à sua disposição. Será um prazer recebê-lo. Venha visitar a Garagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário