sexta-feira, 30 de maio de 2014

Gibson 2014 SG Futura


A guitarra desta semana é especial por muitos motivos, e um deles é a celebração de 120 anos da Gibson, sem dúvida uma das maiores, mais consagradas, mais tradicionais fábricas de instrumentos que o mundo já viu. Mas olha só, como qualquer presente de aniversário, a Gibson 2014 SG Futura não vai durar para sempre, então quem quiser uma tem de correr antes que a Gibson pare de produzi-la (provavelmente em 2015).

Esta SG, que em uma olhada distante pode parecer tradicional, tem vários diferenciais, e já que mencionamos o aniversário da Gibson, a primeira coisa que você pode ver é a marcação do traste 12, que tem um banner comemorativo dos 120 anos. A mão é uma mistura de uma SG Standard e uma Custom, com um símbolo que a diferencia das SGs “comuns”.


Em termos de captação, a Futura também inova. No braço, um P-90H Sidewinder, um single coil mais encorpado, aveludado e versátil. Na posição da ponte, um BB3 muito especial, que conta com um knob push/pull (que o transforma em single coil ou o mantém um humbucker), além de uma chave que dá um boost de 15dB quando você precisa de uma belo empurrão na sonoridade e no punch! Na foto acima (e abaixo) você pode ver a pequena chave prateada logo abaixo do humbucker, bem pequena e fácil de alcançar, dando mais agilidade ao guitarrista na hora de acioná-la.  Outro diferencial da Futura são os knobs, que a princípio parecem comuns – mas não são: sua textura é mais abrasiva, para que a mão não escorregue na hora de girá-los. A Futura é definitivamente uma guitarra que aposta na assertividade.



Assim como a Les Paul Robot da qual falei várias semanas atrás, a Futura também conta com afinação eletrônica. Munida com o sistema Min-ETune automated “robot” tuners, as tarraxas não possuem parafusos ou fios elétricos à vista ou de instalação complicada. O sistema é discreto, você basicamente não consegue vê-lo a não ser olhando o headstock por trás. Assim como na Les Paul Robot, o sistema de afinação funciona impulsionado por uma bateria que faz o serviço motor e perceptivo da guitarra. Com o Min-ETune ligado, você pode escolher entre 12 presets de modos de afinação diferentes e ainda gravar seis próprios, ideal para quem gosta de se aventurar com experimentos e afinações diferenciadas. Com um simples comando a Futura vai direto para o preset que você escolher! Mas para os mais tradicionais, o sistema pode ser desligado e você pode afinar da maneira “standard”, ou seja, manualmente.

Outras características da Futura são o corpo em mogno, braço em maple e fino, típico dos modelos dos anos 1960, 24 trastes, marcações tradicionais estilo bolinha, ponte tune-o-matic, e um strap button maior do que o normal, para maior segurança caso você não queira descaracterizar a guitarra colocando um strap lock. O modelo vem ainda com case duro especial de aniversário. Apesar de ser uma edição limitada, a Futura vem em seis cores (ver abaixo): Bullion Gold, Champagne, Brilliant Red, Pacific Blue, Plum Insane e Inverness Green, todas com o toque final “Vintage Gloss”, para um maior brilho e impacto das cores.




Curtiu? A gente com certeza sim! Venha visitar a Garagem e a Garagem Outlet! A maior variedade de instrumentos e acessórios você encontra aqui. E lembre-se: nunca deixe sua guitarra encostada por muito tempo, ela precisa de você assim como você precisa dela! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário