quarta-feira, 14 de maio de 2014

Radiohead, Kid A e Ondes-Martenot

Caros leitores, primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Felipe Ayres, sou curitibano, músico, compositor e também lido com pós produção de áudio. A convite do meu querido amigo Luciano, estou aqui pra postar periodicamente textos, imagens e vídeos sobre música, porém sempre tentando fazer um paralelo com áudio e tecnologia (e preferencialmente o lado B dela). Isso nos levará a falar bastante de música eletrônica (ou da eletrônica na música) e trazer reviews de equipamentos interessantes.
  
Pra começar a conversa; Radiohead, Kid A e Ondes-Martenot! Falar bem de Radiohead pode ser uma redundância. Como fã da banda, fazer review de algum álbum acredito que já seria desnecessário. No entanto, escolhi o Kid A para que eu pudesse fazer o link com esse instrumento bastante desconhecido e peculiar,  que talvez teria virado somente história se não fossem por algumas pessoas que ainda o perpetuam.

Sim, se você curte Radiohead, é óbvio que você curte o Ok Computer, não é? quem não? Mas para o próprio Thom Yorke, o OK Computer os jogou num lugar que ele definitivamente não queria estar. E agora, com uma obra prima em mãos, o que viria a seguir? Corresponder as expectativas não seria nada fácil. E então lançaram o KID A.



Pra mim, definitivamente um dos melhores da banda, e apoio completamente a escolha de terem ido para um lado muito diferente do OK Computer (que teria sido provavelmente o movimento mais conveniente para muitas bandas experimentando o sucesso).

O Kid A traz “How to Disappear Completely”; música composta por Yorke na época do OK Computer, contando exatamente essa experiência horrível da fama e de “como desaparecer completamente”. Mas além disso, o álbum veio repleto de elementos eletrônicos, e em sua grande maioria, analógicos. Não é novidade que Thom Yorke sempre quis fazer um trabalho assim e que se pudesse, faria o Radiohead ter soado como Aphex Twin há muito tempo. Falemos então do assunto principal deste post: o Ondes-Martenot.

Neste video de "Cymbal Rush" (do álbum solo de Yorke), vemos o genial Greenwood usando um 
instrumento bem atípico, com teclas e uma linha metálica presa por um anel.

 


Pois é, esse ainda não é o Ondes-Martenot propriamente dito, mas é o irmão portátil que o 
Greenwood desenvolveu com uma empresa britânica, para que ele não precisasse levar em 
viagens o seu raríssimo Ondes-Martenot original.

Abaixo estão algumas fotos de um instrumento original com seus auto-falantes:




Dá pra perceber que o ele é nada portátil e pela raridade, é extremamente arriscado e complicado de se transportar.

Falando rapidamente sobre a história desse instrumento eletrônico (para que o post não fique muito grande), ele foi criado pelo francês Maurice Martenot em 1928 e traz um som semelhante ao Theremin. No entanto o controle sobre as notas no Ondes-Martenot é completamente diferente e mais versátil. Baseado em osciladores e geradores de frequência, ele traz esse arame por onde o controle das notas é feito em forma de glissando (com todos os comas ou notas entre as notas). Com a mão esquerda, controla-se a intensidade e a articulação do som através de um botão sensitivo chamado "touche". O instrumento também traz vários auto-falantes diferentes que ajudam a formar o timbre do instrumento.


  
O Ondes-Martenot já não está em produção desde 1988, porém uma nova empresa começou a construir o mesmo instrumento, mas com o nome de Óndea e custa uma fortuna (sim, já perguntei, pois ainda sonho em tocar). Grandes nomes como Christine Ott (integrante da banda de Yann Tiersen com quem já tive o prazer de conversar pessoalmente), Thomas Bloch e o próprio Jonny Greenwood fazem o instrumento ser um pouco mais conhecido e apresentam concertos específicos para o Ondes-Martenot.

Se você quer aprender a tocá-lo, sinto informá-lo que não é nada fácil achar algum conservatório que o ensine. A grande concentração de professores se encontra na França, e acredito ser a melhor chance para poder por as mãos num desse. Como um grande entusiasta do instrumento, há muitos anos pesquiso sobre, com a esperança de um dia poder ir até um desses conservatórios ao menos pra ver um de perto.

Como a idéia aqui não é criar algo muito extenso e técnico, fico a disposição para quaisquer dúvidas que os nobres leitores tiverem sobre esse ou outros assuntos relacionados. Se quiser entrar em contato é só acessar meu site www.felipeayres.com ou me mandar um e-mail no contact@felipeayres.com


Muito obrigado e até a próxima!

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