sexta-feira, 23 de maio de 2014

Squier Vintage Modified Telecaster Deluxe

Por muitos anos as pessoas tiveram preconceito com a linha Squier, da Fender. Era considerada uma guitarra de baixa qualidade e pouco confiável. Pois bem, as coisas estão mudando! Existem várias linhas da Squier, é bem verdade. A série Bullet, a mais simples e barata, é definitivamente uma série para iniciantes no instrumento, para pessoas que querem descobrir se de fato gostam de tocar guitarra e, só então podem partir para a compra de um instrumento mais “potente”. A série Affinity é muito variada. Há desde guitarras simples e tradicionais, sem muitas pretensões, até modelos mais diferenciados. A série Standard é bem o que o nome diz: uma série “padrão” na qual você já pode confiar mais no instrumento e usá-lo de forma profissional, principalmente se der uma “tunada” nele, modificando algumas peças, dando um “boost” na parte elétrica.

Mas agora vamos ao que interessa: a linha Vintage Modified. Com essa linha, a Squier conseguiu criar instrumentos muito especiais a preços extremamente confortáveis. A proposta das Vintage Modified é bem o que o nome diz: criar versões de modelos antigos e consagrados, mas com modificações que os tornem diferenciados. Normalmente essa série é feita com uma madeira superior às outras linhas da Squier e os captadores quase sempre são da série Duncan Designed ou feitos especialmente para o modelo em questão. Hoje falaremos da Telecaster Deluxe, uma guitarra linda, versátil e clássica. Olha ela aí embaixo.



Escolhi esta guitarra esta semana para a coluna por dois motivos: 1.Vale a pena falar das Vintage Modified – a Fender fez por merecer. 2. Já testei uma destas e posso garantir que é uma guitarra excelente, que não perde em nada para algumas versões das Fender mexicanas.

Na verdade, assim como na semana passada, estou falando de uma guitarra que, de alguma maneira, sou dono. A minha versão é a anterior a esta, um modelo que já saiu de linha, mas que deu lugar à Telecaster Deluxe. É a Squier Telecaster Custom. A diferença das duas é basicamente que a Custom tem um headstock modelo Tele, tarraxas modernas, e captadores mais tradicionais, menos vintage. Você pode ver uma foto da Custom em ação na minha foto de capa no show do Dia Mundial do Rock do Crossroads no Curitiba Master Hall, no meu perfil do Facebook: https://www.facebook.com/mack.karper .



Os diferenciais da Deluxe em relação à Custom são justamente o headstock modelo Fender Stratocaster (que faz parte da linha Fender, na qual a Deluxe foi baseada), as tarraxas vintage, igual às dos anos 60, e os captadores mais do que especiais Fender®-designed Wide Range, extremamente versáteis e dignos de uma Fender autêntica. Ou seja, a Squier está caprichando MESMO! Com as novas configurações das Vintage Modified, você não precisa mais personalizar sua guitarra, trocando captadores e dando um upgrade nela, pois elas já vêm mais do que preparadas (a minha Custom está com dois humbuckers Gibson 490T e 490R, pois na época as Vintage Modified não existiam). Agora você tem acesso a uma guitarra que já vem “tunada”.




No mais, a Telecaster Deluxe conta com braço formato “C” – extremamente confortável –, em maple (assim como a trasteira), 21 trastes Jumbo, dois knobs de volume e dois de tonalidade (assim como uma Les Paul), e passagem das cordas thru-body, vindo de trás do corpo, para uma maior vibração e sustain. O escudo da Deluxe, que se distribuiu praticamente pelo corpo todo, dá um toque todo especial ao visual dessa linda guitarra, lembrando desde guitarristas como Keith Richards até bandas indie mais modernas, que são frequentemente vistas usando a Deluxe ou suas semelhantes da Fender. A Deluxe vem nas cores preta e branca, ambas com escudo preto.




Vale lembrar que a Garagem tem a maior variedade de Squiers e Fenders à sua disposição e sob encomenda. Venha testar uma Vintage Modified (temos vários modelos)! A Garagem espera por você!

Um comentário:

  1. Essa guitarra é demais! Tenho uma faz uns 8 meses, e cada dia gosto mais. Ligue ela num valvulado saturado e verá o que é um timbre lindo. Muito acima de qualquer expectativa.

    ResponderExcluir